O Kaoll é uma das bandas mais ativas do rock progressivo brasileiro na atualidade. Em constante produção, a banda decidiu celebrar seus 10 anos de atividade com uma seleção de faixas que mostram toda a variedade de sua música.

A ecleticidade é uma marca deste grupo paulistano. A liderança musical da guitarra de Bruno Moscatiello traz visíveis influências do blues para as composições, bem como as batidas cadenciadas da bateria de Dokter Leo e Rodrigo Reatto. A caracterização como “rock progressivo” é confortável, ainda que não se associe com facilidade a música do Kaoll com os principais estereótipos do estilo – sintetizadores, músicas extremamente longas e repletas de variações. O Kaoll aponta para outras direções e a presença de instrumentos menos comuns no progressivo (percussão e instrumentos de sopro variados, viola, cítara) para atingir um som único e inteiramente instrumental. A essência da música do grupo pode ser associada a referências setentistas do kraut-rock, a Jethro Tull ou até mesmo nomes como Gong e Henry Cow sem grandes devaneios, tudo com um sotaque bastante brasileiro.

Em setembro de 2018, a banda colocou no ar a compilação Ten Years Barbecue, um extrato bastante representativo de toda sua obra. Além da qualidade musical em si, a competência da banda pode ser atestada pela participação de convidados ilustres ao longo de seus álbuns, como é o caso do guitarrista Lanny Gordin e do baixista Billy Cox (ex-Band of Gypsys/Jimi Hendrix), além de vários outros (bons) músicos contemporâneos.

A distinção do Kaoll frente ao que se ouve de rock progressivo brasileiro é clara em músicas em “Horizontes”, “Flutuante”, “A Chegada dos Deuses” (todas com participação de Lanny Gordin dividindo as guitarras com Moscatiello) e “Gigalopole Drive”, do álbum Odd, de 2014. Nessas faixas, a banda enverniza com psicodelia ritmos bem brasileiros, com marcante presença de percussão. Já “O Retorno de Bonsucesso” é uma belíssima paisagem sonora, com viola caipira, cabacítara e lap steel em uma rara harmonia e “O Exílio da Serpente”, do mais recente “Sob os Olhos de Eva” destila com maestria a vertente mais folk-prog do grupo, assim como também a faixa “Balada para o Sr. Bodão”. A faixa título do álbum de 2017 “Sob os Olhos de Eva” mescla de forma eficiente space-rock com folk em uma viagem única.

O álbum traz em sua seção final faixas registradas ao vivo, atestando que o requinte instrumental da banda se mantém intacto nos palcos, com destaque para a climática “Hipnosis / Khan El Khaliki”, dona de cativante psicodelia e explosivos solos de guitarra e flauta. Em suma, Ten Years Barbecue é um excelente portfólio de toda a prolífica produção do Kaoll e uma ótima porta de entrada para quem ainda não conhece o grupo.


One reply to “Resenha: Kaoll – Ten Years Barbecue (2018)”

Leave a Comment