Por Marcus Larbos
Vocalista das bandas Panaceah e Liverking
Apresentador do programa Melting Point Rádio RST

Que o rock das bandas do Reino Unido foi um dos principais influenciadores bem como divulgadores do estilo ao redor do mundo disso ninguém duvida, mas para que isso acontecesse a espoleta foi a entrada da música de artistas americanos expoentes na época como Bill Haley, Chuck Berry e Elvis Presley em meados dos anos 50 na Europa e mais especificamente na Inglaterra. Diante disso, uma garotada que já era fã e bastante influenciada por eles começou a trilhar a partir daí seu próprio caminho com sonoridades e atitudes específicas como Beatles, Rolling Stones, The kinks, Animals e The Who dentre outros os quais já contavam com certa projeção no ínicio dos anos 60. Essas mesmas bandas então finalmente “explodiram” e expandiram sua música fora das suas fronteiras, e por já terem assinado seu nome na história do rock, foram não só também protagonistas da fase 70, que é considerada por muitos a melhor fase do rock como foram as “musas inspiradoras” dos maiores ícones dessa fase privilegiada. Nessa transição de décadas surgiram nomes como Jimmy Hendrix, Janis Joplin, Santana, Joe Cocker para em seguida coroar a fase com força total concretizando o progressivo em bandas como Yes, Genesis, Pink Floyd bem como o classic rock representado por Led Zeppelin, Deep Purple, e Black Sabbath, só para citar os grandes monstros sagrados. De fato Londres foi uma espécie de “cornucópia” de bandas únicas e eternas, ficando com a fama da principal cidade e referência do estilo; Logicamente já havia uma profusão de bandas emergindo de outros locais e no caso chamo a atenção para uma especificamente – A cidade operária de Birmgham, onde mais precisamente na localidade de Aston Teve início a banda que para muitos foi a principal responsável por influenciar enormemente tanto o rock propriamente dito quanto o heavy metal e suas várias subdivisões posteriores até hoje: O Black Sabbath!

Para o Heavy metal e Hard rock, sem dúvida alguma a maior influência veio do Sabbath. A temática alinhada com os os riffs “pesados e sombrios”, timbres com distorções acima do normal da época e depois ainda a afinação baixa um pouco mais a frente e estruturas musicais complexas e longas determinou um novo estilo de Rock. Muitas bandas foram influenciadas por essas características e ainda desenvolveram ainda mais esses conceitos, levando a outro patamar, o que acabou criando um novo estilo de música, o Heavy Metal e todas suas vertentes!!! Ronaldo Giehl (guitarrista da banda Forkill)

Podemos dizer que o 1º álbum homônimo da banda, lançado em 1970, é o marco do que alguns anos depois veio a ser chamado de Heavy Metal. Eu ouso dizer que 10 de 10 bandas de heavy metal, ou  bandas que as influenciaram, tem o quarteto de Birmingham como uma das principais influências. Rogério Vieira – ( Guitarrista e vocal da banda Phophecy)

A banda teve início em 1968 e após trocar de nome algumas vezes como Polka Tulk e Earth, se consolidou como a que conhecemos e o estilo marcante em questão. Iommy, Butler, Ozzy e Ward desde o seu debut matador já mostravam um tom mais pesado e sombrio tanto nos riffs como nas letras, o que já dava uma tônica diferenciada das demais bandas da época e se tornou marca registrada com álbuns clássicos, sobretudo na fase ozzy até a sua saída em 1979.

Enquanto as outras bandas seguiam a estética hippie da época, e falavam sobre paz e amor, o Sabbath tinha como temática o lado sombrio da vida; o oculto; a guerra; e outros temas muito pesados para a época. Rogério Vieira – ( Guitarrista e vocal da banda Phophecy)

Logo após tivemos em 1980 a fase do excepcional vocal de Ronnie James Dio que implementou um estilo mais refinado e como era de se esperar um outro patamar em termos de poderio e técnica vocal; Isso rendeu à banda três pérolas do metal nos álbuns “Heaven and hell”, “Mob rules” e o controverso “Live evil” o qual culminou com a saída de Dio da banda em 1982. De forma curiosa e inusitada eis que ninguém menos que Ian Gillan( Deep Purple) assume a função e grava um dos álbuns mais pesados e controversos do Sabbath em 1983. Infelizmente para os fãns Gillan deixa a banda, mas em contrapartida faz a felicidade dos fãns do Purple retornando a sua banda de origem para uma reunião depois de quase uma década.

Fora os vários outros bons vocalistas que passaram pela banda, mas que praticamente não tiveram registro gravado ou projeção uma exceção foi o “the voice” Glenn Hughes ( Trapeze, Deep Purple) que gravou o álbum “Seventh star” de 1986 , que inclusive pode ser considerado mais um trabalho solo de Iommy do que da própria banda.

Black Sabbath é usualmente citado como um dos pioneiros do heavy metal. Muitas bandas consideram eles como figuras detentoras da paternidade do subgênero doom metal, que deve muito à sua contribuição e  algumas dessas bandas foram influenciadas por eles e me influenciaram, e por isso torna impossível subnotificar a importância do Black Sabbath, não para um  único ‘subgênero’, mas para o Rock ‘n ‘Roll de um modo geral. Richard Cold Wind (guitarrista e compositor da banda Magnolia)

Finalmente em 1987 temos a penúltima e mais questionada fase da banda com o vocalista Tony “the cat” Martin; Fãns criticaram tanto a voz de Martin, pois achavam uma espécie de “arremedo” de Dio, como na orientação sonora em si sendo mais “acessível” e distante da concepção das formações anteriores. Apesar disso fizeram álbuns de qualidade rendendo até 1990 três bons registros.

Em 1992 temos novamente a volta da dupla Dio/Appice ao Sabbath para Lançar o aclamado “Dehumanizer”. Evidentemente como era de se esperar esse “revival” durou muito pouco, e nesse entra e sai “Sabbático” eis que retorna Martin e Nicholls para encerrar enfim com mais dois álbuns esse período.

E a banda ainda teve suas posteriores “reunions” como no Heaven and Hell, com a formação clássica da fase Dio produzindo o álbum “the devil you know” de 2006 e também anos depois o retorno de Ozzy lançando em 2011 o último e tão aguardado “13”.

Sei que muitos aqui já sabiam dessa “breve” história cronológica do Sabbath, mas de certa forma isso se faz necessário tanto pela importância da banda como principalmente para o conhecimento dos fãns mais jovens.

Dito isso vamos nos ater ao cerne da questão que é a questão: Black Sabbath é uma das maiores influências dos anos 70 e a principal do heavy metal e suas subdivisões posteriores? Acreditamos que a maioria esmagadora dirá que sim, principalmente para as bandas surgidas partir do final dos anos 70 e início dos anos 80.

Foi pioneira em executar um tipo de som mais voltado para afinação de instrumentos abaixo do padrão e evidenciar em suas composições timbres mais distorcidos em acordes de 5ª e 8ª, o q não era usual na época. Experimentou novas sonoridades nesse conceito devido a deficiência do Tony Iommi em tocar acordes tradicionais relacionada ao acidente que seccionou partes dos seus dedos da mão esquerda. Na busca de adequação acabaram inventando algo novo que seria a base para o metal. Ivan Borges ( guitarrista da banda Fallen Creed )

Nesse balaio se inclui bandas consagradas da New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM) como Iron Maiden, Demon, Judas Priest (por sinal de Birmgham também) Saxon e Angel Witch que tiveram inegável e forte influência nessa década, mas que apesar dessas bandas terem servido também de inspiração para outras bandas e estilos posteriores, o Sabbath continuou como o arauto principal, onde no ínicio dos anos oitenta ( considerado o big bang do heavy metal mundial) tivemos bandas como Venom, Bathory e Celtic Frost que imprimiram um estilo mais satânico e extremo, se tornando assim uma espécie de “pais do black metal atual” bem como as do cenário do Death e do thrash metal, que também se utilizavam dos riffs e das temáticas ocultistas aliadas a outras influências como o metal e o punk hardcore a exemplo do Slayer, Exodus,Testament, Death, Carcass, Kreator e Destruction dentre outras.

O Black Sabbath pode até não ter sido a banda que mais influenciou o rock e o metal nos anos 70, mas com certeza, sem ela, o Heavy Metal não seria o que é… Rogério Vieira – ( Guitarrista e vocal da banda Phophecy)

Fora isso o Sabbath ainda foi diretamente responsável Pelas principais bandas de Doom metal ( Candlemass, Trouble, Solitude Aeturnus, Memory Garden) , pelas de gothic metal ( Paradise lost, Type O Negative, Moonspell), as do próprio black metal atual e de inúmeras de Stoner. Por conta disso vemos que há sem sombra de dúvidas a mão da banda em praticamente tudo que se refere ao estilo, muito graças ao vocal lamurioso e singular do nosso “Mad man” Ozzy, dos riffs “colantes” e inesquecíveis de Iommy, a pegada diferente e inspiração lírica de Butler e da participação sempre de alto nível do nosso eterno mestre Dio e de praticamente todos que passaram pela banda. Posto tudo isso só podemos dizer: “Sabbath God Sabbath”!!!!


One reply to “Sabbath God Sabbath”

Leave a Comment